segunda-feira, 7 de abril de 2008

Matemática a serviço da boa forma

Quantas calorias devem ser consumidas por dia? Essa pergunta fica ainda mais difícil quando o objetivo é perder peso. Para saber exatamente quanto pode ser ingerido para atingir um determinado objetivo num prazo de um mês, a nutricionista Amélia Duarte ensina o cálculo abaixo :

1) Descubra sua Taxa Metabólica Basal (TMB):

18 a 29 anos: 14,7 x peso + 496
entre 30 e 60 anos: 8,7 x peso + 829

2) Veja a quanto equivale seu nível de atividade física (FA):

leve: 1,56
moderada: 1,64
intensa: 1,82

3) Calcule seu valor energético total (VET):

VET = TMB x FA
O resultado é a quantidade de calorias que você gasta para realizar desde funções vitais (digestão, batimentos cardíacos, etc) até atividades extras, como ginástica.

4) Estimando a redução de peso:

- considere que 1kg de gordura = 7.700 calorias;
- multiplique pelos quilos que você quer perder;
- divida o resultado por 30 (dias do mês).

O número obtido é a quantidade de calorias que devem ser eliminadas por dia. Subtraindo-se esse número do VET, o resultado é a quantidade diária de calorias a serem ingeridas para que você possa chegar ao seu objetivo de perda de peso em um mês.

Vale lembrar que, segundo a Academia Americana de Nutrição, o correto é que se perca até 2kg por mês. O que parece pouco a princípio significa que, em um ano, alcança-se até 24kg e a certeza de uma reeducação alimentar gradual, que auxilia o indivíduo a não só perder mas, principalmente, a manter o peso conquistado. Além disso o controle de calorias ingeridas deve ser complementar a um planejamento de dieta balanceada.

Nenhum comentário: