terça-feira, 29 de abril de 2008

Subindo pelas paredes... Feliz da vida!

Praticada no Brasil desde o final dos anos 80, a escalada vem ganhando terreno e já figura como atividade esportiva regular nas academias do país. A escalada exige de seus participantes algum preparo físico e bastante concentração, mas está longe de ser um esporte perigoso: os acidentes, normalmente, são causados por falha humana mesmo. Com o equipamento certo e muita disposição, pode ser uma ótima opção para cuidar da saúde e manter o preparo físico.

Antes de se aventurar montanhas afora, é bom treinar bastante. A escalada esportiva pode ser praticada em qualquer lugar que disponha de uma parede de alpinismo, seja na academia ou na sua própria garagem. Já para escalar os paredões rochosos de alguma paisagem estonteante, é preciso conhecer bem o local e ter alguma experiência.

Os equipamentos básicos para se entrar nessa, são mosquetão, corda, sapatilha e freio. O capacete também deve ser usado e é o item mais comum se tratando de esportes radicais. O pó de magnésio também é bastante importante para a segurança da escalada, pois aumenta o atrito contra a parede e fica mais fácil não escorregar.

Saiba mais:
http://www.escaladabrasil.com/osite/
Internacionais:
http://www.ukclimbing.com/
http://climb.mountainzone.com/

Nenhum comentário: