domingo, 27 de abril de 2008

Evitando a ressaca


Beber em excesso faz mal a longo prazo, mas o dia seguinte é sempre insuportável: dor de cabeça, boca seca, vômito e a velha impressão de que tudo está rodando... Qual é a melhor maneira, afinal, de evitar a ressaca?

1) Hidratação - o álcool inibe a produção de um hormônio antidiurético no organismo, fazendo com que a pessoa elimine mais líquidos, se desidrate e aumente a concentração de toxinas no corpo. Por isso é bom Intercalar álcool com qualquer tipo de líquido - refrigerante, água de côco, etc. Só não vale bebidas com cafeína, que também é altamente diurética.

2) Forrar o estômago - não beber de estômago vazio, além de proteger o estômago, torna a assimilação do álcool mais lenta, diminuindo a produção e o acúmulo do acetaldeído, subtância tóxica derivada da metabolização do álcool no organismo.

3) Beba vagarosamente - o álcool é eliminado do organismo a uma velocidade de aproximadamente uma dose (o que correponde a uma latinha de cerveja ou 40ml de whisky, por exemplo ) por hora. Bebendo mais lentamente uma quantidade menor de álcool será acumulada e o organismo poderá eliminá-la de forma mais eficaz.

4) Engov ou chá? - o engov pode amenizar alguns sintomas mas não evita a ressaca. Assim como a aspirina, pode acabar irritando ainda mais a mucosa do estômago por conter ácido acetilsalicílico. Um bom conselho é tomar bastante chá, principalmente os digestivos como cidreira e gengibre, que além de acalmar o estômago promovem a hidratação. (chá: saiba mais)

5) Cada um tem seu limite - sexo, peso e tolerância determinam o limite pessoal de cada um. As mulheres, no entanto, normalmente têm um percentual de gordura maior e de água menor que os homens. Além disso, a distribuição de desidrogenase (enzima metabolizadora do álcool) no corpo masculino é mais eficaz se comparada a das mulheres. Tudo isso aumenta a concentração do álcool.

Um comentário:

Daniele Bragança disse...

SE me permite um conselho em relação à ressaca, lá vai:
Nunca beba sal de frutas para tebtara acabar com o enjoo do dia seguinte (ele vai fazer vc vomitar - como aconteceu comigo).
Matenha-se longe de crianças no dia seguinte (leia-se: barulho).
E nunca, nunca mesmo, misture uma porrada de bebidas. Ou vai ficar como eu, dois dias de ressaca. Só de pansar me dá dor de cabeça. Pelo menos para mim serviu como incentivo para aquele "nunca mais mesmo". Mas eu sou uma excessão à regra...
Outra dica, mas essa vc pode ver em vários botecos da cidade é a seguinte máxima: evite ressaca permanecendo bebados. Mas isso é outra história.