quarta-feira, 30 de abril de 2008

Já pensou em ser vegetariano?

Mesmo para os que não tem grande preocupação com os animais ou com o meio-ambiente, a dieta vegetariana pode ser uma boa opção quando o assunto é saúde. A alimentação vegetariana diminui o colesterol, o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até a constipação intestinal.
No entanto, o cuidado com a alimentação é imprescindível: a ingestão de nutrientes como proteínas, ferro e vitamina B12 precisam ser controladas através do consumo de grãos, cereais, "carnes vegetais" (como as proteínas de soja e glúten), etc.

O vegetariano precisa ter atenção constante a saúde e ingerir suplementos alimentares quando necessário, como por exemplo em dietas mais radicais como a dos frugívoros. Conheça abaixo os tipos de vegetarianos:

Ovo-lacto-vegetariano - além dos alimentos de origem vegetal (frutas, verduras, leguminosas, etc), o indivíduo consome laticínio e ovos. Ou seja, come praticamente tudo que não seja carne.
Lacto-vegetariano - são como os ovo-lacto-vegetarianos mas não comem ovos. A maioria não o faz por questões ideológicas (interrupção de um ciclo de vida potencial), mas atualmente os ovos produzidos em grande escala não são galados e portanto isso não se aplica.
Vegan - não consome absolutamente nenhum produto de origem animal.
Crudívoro (ou crudivorista) - consomem alimentos vegetais da forma como a natureza os apresenta, crus, pois o cozimento destitui o alimento nutrientes importantes. Comem frutas, verduras, raízes, cereais, tubérculos, etc.
Frugívoro - consomem apenas frutas (cruas ou cozidas) e grãos, preferencialmente colhidos sem causar danos às plantas.

Vale lembrar que outras formas de alimentação, como a orgânica ou macrobiótica não são necessariamente vegetarianas, e pessoas que comem peixe ou carnes brancas tampouco podem ser definidas como vegetarianas.
Para entender mais sobre o assunto e tirar dúvidas, confira a matéria da Época.

Nenhum comentário: