quarta-feira, 30 de abril de 2008

Salada engorda?


Pensou em dieta, pensou em salada. Mas os perigos que te esperam na balança podem estar escondidos exatamente entre uma folhinha de alface aqui e aquela cenourinha acolá. Os grandes vilões das saladas são justamente aquilo que as fazem ficar apetitosas: sim, estamos falando dos molhos, dos croutons, queijos e etc.

O azeite, por exemplo, desde que passou a ser considerado o salvador das artérias entupidas, não mudou muita coisa: continua engordando aproximadamente 72 calorias a cada 10ml. Isso significa que duas colheres de sopa de azeite equivalem a cerca de 144 folhas de alface no seu prato.

Um capítulo a parte são os queijos. Quem sai na frente é o gorgonzola, que contabiliza 144 calorias numa fatia de 30g. Já a mesma porção de ricota possui 50 calorias. Outro queijo popular no mundo das saladas é a mussarela de búfala: uma bolinha de 20g tem 65 calorias - e é impossível comer uma só.

Quando você for escolher o molho de sua salada, não se engane pensando que quanto mais cremoso mais calórico. O molho italiano e o molho rosé, por exemplo, tem praticamente a mesma quantidade de calorias (46kcal a cada 10g). Opções como mostarda e molho inglês são as opções mais light, contendo, a cada 10g, 7 e 4kcal respectivamente.

Agora, se o assunto é sobremesa, é bom ficar de olho também nas saladas de frutas. 100g de banana chega a conter 117 calorias e uma manga (de 350g), 260 calorias. Uma ótima pedida, no entanto, é uma fatia de melancia: cada 100g da fruta tem apenas 24calorias.

Ficou curioso? Quer saber mais? Confira a matéria da Veja sobre saladas que engordam.

Nenhum comentário: