segunda-feira, 23 de junho de 2008

Muitas colheres de chá

Inverno chegando, friozinho... Por que não uma xícara de chá?
Além de esquentar ele pode ser um poderoso aliado para a sua saúde.


Coisa que pouca gente sabe é que só podem ser chamadas de chá as infusões que contenham folhas de Cammelia sinensis. Já o chá de camomila, por exemplo, não é um chá "verdadeiro", apenas uma infusão. O chá de verdade, nós o conhecemos aqui principalmente nas versões verde e preto, que também são feitos da mesma folha, só que com processos de produção diferentes: no chá verde , as folhas são secas em fornos após a colheita. No chá preto, as folhas passam por um processo de fermentação em tanques fechados, depois são aquecidas e desidratadas. Há ainda o chá branco, mais raro (e mais caro), feito de folhas muito jovens e colhido apenas uma vez ao ano. As folhas são cozidas no vapor e depois secas, e o paladar é mais agradável.

Os benefícios dos chás verde e branco são, principalmente, suas altas concentrações de antioxidantes, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, é bom para o sistema imunológico, para o colesterol, para os sistemas cardíaco e respiratório, e também para emagrecer, pois aceleram o metabolismo. Já o chá preto contém uma concentração de cafeína um pouco mais alta que os outros, e é mais saudável que o café se o objetivo é cortar o sono. Também é bom para o sistema cardíaco e circulatório aumentando a oxigenação no sangue, e estimula o funcionamento dos rins, eliminando toxinas.

Vale lembrar que nada é bom em excesso, e o mesmo vale para os chás. Recomenda-se beber até três ou quatro xícaras diárias, para controlar a ingestão de cafeína e também porque o tanino, substância contida nos chás verde e branco, pode prejudicar a absorção de ferro no organismo.

Saiba mais:
Leitura light? Confira a matéria publicada na Nova

Nenhum comentário: