domingo, 8 de junho de 2008

As aftas nossas de cada dia

Sempre que eu tenho uma afta gosto de perguntar às pessoas o que devo fazer. Já ouvi de tudo: álcool, sal com limão, bicarbonato de sódio, pimentão verde, e a clássica "pomadinha-ótima-que-eu-esqueci-o-nome". Aqui vai um guia rápido:

O que é: uma pequena úlcera de aspecto esbranquiçado dentro da boca (gengiva, bochecha, céu da boca, etc). É extremamente dolorida.

Causas: Praticamente qualquer motivo: estresse, distúrbios gastrointestinais, alterações hormonais, alimentação, lesões, alergia... O que se sabe é que é uma alteração da resposta imunológica da pessoa.

Tratamento: Como elas podem durar mais de 10 dias, podem ser usados produtos para anestesiar a dor, estimular a cicatrização e higienizar o local. Existem pomadas e outros produtos específicos para isso.

Cuidados: Nem todas as aftas são "simples" , e em quadros mais graves ou recorrentes, deve-se investigar as causas, pois a afta pode ser indicativo de algum outro problema no organismo.

Saiba mais:
Lendo uma matéria, lendo outra matéria, lendo perguntas e respostas ou acessando um guia simples.

2 comentários:

isabela gatinha disse...

eu sou muito magra o que eu faço pra engorda.

isabela gatinha disse...

eu sou muito magra e eu querro engorda o que em como pra engorda.