domingo, 8 de junho de 2008

De cabelo branco com espinha na cara?

Eu me lembro perfeitamente, há mais de dez anos atrás, quando pipocaram minhas primeiras espinhas. Todos diziam que isso passava com a adolescência. Aí eu cheguei aos 20. E então aos 25. E aí descobri que a acne simplesmente não tem lá muitos critérios para escolher suas vítimas: pessoas que nunca tiveram uma espinha na vida podem ficar cheias delas na idade adulta, adolescentes que tiveram o problema podem continuar a tê-lo e, pasmem, nem as vovós estão a salvo.

A acne em adultos exige uma investigação aprofundada para que sua origem seja detectada. Às vezes podem ser indicativas de um problema mais grave, como a Síndrome do Ovário Policístico ou mesmo diabetes. Também podem ser conseqüência do uso de anticoncepcionais ou outros medicamentos que contenham hormônios ou corticóides.

Outros fatores estão ligados aos hábitos da pessoa, que vão desde a alimentação até o uso inadequado de cosméticos. O abuso de comidas apimentadas, álcool, enfim, qualquer prática que cause o stress ou o desequilíbrio no organismo podem originar um tipo de acne conhecida como rosácea. Já o uso inadequado de cosméticos oleosos podem entupir os poros e também causar acne.

Os tratamentos variam de acordo com o tipo de acne, e incluem sabonetes especiais, ácidos, cremes, géis e pomadas de uso tópico e até antibióticos. É importante que a pele seja submetida a várias etapas : limpeza, tratamento, hidratação, proteção... O fundamental é procurar um médico para orientação, pois tratamentos caseiros podem resultar em manchas, queimaduras ou até... Mais acne!

Informe-se:
Assista à reportagem
Leia a matéria escrita pela Dra. Ligia Kogos

Nenhum comentário: