segunda-feira, 17 de março de 2008

Santo abacate!

O abacate é tudo de bom: rico em nutrientes, contém proteínas (mais que as outras frutas), ferro, hidrato de carbono, e gorduras monoinsaturadas (a mesma o azeite de Oliva). A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las). Possui importantes minerais: magnésio, cálcio, ferro, e fósforo.O abacate possui ainda glutationa, um anti-radical livre (antioxidante), capaz de bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes.

Uma curiosidade sobre a fruta, é que ela só amadurece fora do pé. Na árvore, o fruto pode ficar meses, verdinho, verdinho. Seja nas vitaminas com leite pela manhã ou apimentadíssimo pelos guacamoles da vida, o abacate só peca por um detalhe: é uma das frutas mais calóricas, e cada 100g contém 162 calorias.

Saiba mais

De barriga nessa!


Sobre a problemática abdominal que tanto aflige o universo feminino (e masculino também, claro!) temos hoje quatro tipos bem polêmicos, em ordem "gradativa":

1) Negativa - forma um ângulo negativo em relação ao resto do corpo, típica barriga de modelo.
2) Normal - a barriguinha nossa de cada dia, sem excessos negativos ou positivos.
3)Tanquinho - onde a musculatura se destaca, estilo Solange Frazão.
4)De chopp - forma um ângulo exageradamente positivo em relação ao resto do corpo. Terror masculino.

Mas qual é a "barriga ideal" (leia-se saudável) que devemos buscar? Claro que depende da auto-imagem de cada um, mas vamos colocar aqui alguns limites básicos:

1) O tamanho da barriga é um importante indicativo de risco cardiovascular.
2) Embora não exista uma medida exata estipulada, uma barriga saudável masculina teria de ter menos de 95cm* e a feminina menos de 80cm*.
3) Quanto ao tamanho mínimo, o principal é que o indíviduo possua um índice de massa corpórea (IMC) superior a 18,5 (O IMC é calculado dividindo-se o seu peso por sua altura ao quadrado).
4) Exercícios físicos e dieta balanceada são os preceitos para qualquer tipo de barriga se tornar uma barriga saudável!

*dados divulgados pela ABESO, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Bem Estar Online

"Bem-estar", em todos os sentidos que a expressão admite, é uma necessidade imediata. É algo que buscamos para o nosso cotidiano e nos preocupamos constantemente, por isso nada melhor que a disponibilização desse tipo de conteúdo em um blog, que nos permite a instantaneidade, interatividade, perenidade da informação, multimediação, hipertextualidade e customização* de uma só vez: são as benesses do jornalismo online. A proposta do "Bem Estar Online", assim, é a disponibilização de conteúdo sobre saúde, nutrição, beleza e bem-estar: itens importantíssimos na vida de qualquer pessoa e que, agora, podem ser consultados na velocidade de um clique e sintetizados no poder de um post.



* MEIRA, 2000; PALACIOS, 2001b; MIELNICZUK, 2001